segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PRESIDENTE OU "PRESIDENTA"



 Pilar del Rio já é especialista na nossa língua materna?
 
Pilar del Rio costuma explicar que dantes não havia mulheres presidentes e por isso é que não existia a palavra presidenta... Daí que ela diga insistentemente que é Presidenta da Fundação José Saramago e se refira a Assunção Esteves como Presidenta da Assembleia da República.
A propósito desta questão recebi o texto que se segue e que reencaminho.
 A Presidenta foi estudanta?!
 Ainda esta semana, ouvi Helena Roseta dizer: «Presidenta!», retorquindo a um comentário de um jornalista, muito segura da sua afirmação... (SIC Notícias)
 
 
Uma belíssima aula de português.
Foi elaborada para acabar de uma vez por todas com toda e qualquer dúvida se temos presidente ou presidenta.
 
A presidenta foi estudanta?
Existe a palavra: PRESIDENTA? 
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?
No português existem os particípios activos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendigar é mendigante... Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a acção que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"
A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

sábado, 20 de agosto de 2011

A NECESSIDADE DE RESPONSABILIZAR OS POLITICOS


A necessidade de responsabilizar os políticos...

Rainer Daehnhardt

A NECESSIDADE DE RESPONSABILIZAR OS POLÍTICOS

PELOS ESTRAGOS QUE CAUSAM COM AS SUAS ACÇÕES

Qualquer automobilista é responsabilizado pelas suas acções no trânsito.
Um restaurante é responsabilizado pelo que serve à mesa.
Um médico é responsabilizado pela sua conduta profissional.
Então, por que razão, nenhum político é responsabilizado pelos seus actos?
Instalou-se mundialmente um sistema de intocabilidade religiosa em dois meios fortemente interligados, que são o financeiro e o político.
O pior que pode acontecer a um financeiro ou a um político é não ser reeleito para o seu cargo. As desgraças que as suas actuações causam a tanta gente são consideradas irrelevantes.
Isto está profundamente errado!
Procurar vestígios de corrupção, para ver se algum banqueiro ou governante acumulou fortunas pessoais de forma ilegal, é apenas um levantar de uma cortina de fumo, para não mostrar a verdadeira gravidade da situação.
Os seus comportamentos devem ser vistos, individualmente, como as origens das feridas, que as suas acções causaram, com efeitos nefastos, ao povo e à pátria, que supostamente deviam defender.
Proponho que pessoas qualificadas "avaliem a performance" (permito-me, neste caso específico, a usar a terminologia dos próprios), de todos os políticos, que ocuparam cargos no pós-25 de Abril de 1974.
Apoderaram-se de uma nação, que existia em harmonia desde da Ilha do Corvo até Macau.
O que fizeram dela?
Deve-se calcular, em números, os prejuízos, que suas actuações causaram, não apenas à metrópole, mas também aos povos ultramarinos.
Deve-se criar um escalão onde se atribua as percentagens de peso nas decisões, que correspondam a cada lugar governamental e por dia de ocupação.
De seguida, deve-se procurar saber quais foram as pessoas que ocuparam estes lugares e qual o montante de estragos por elas causados.
Logicamente, devem ser responsabilizados pessoalmente; a igualdade de direitos e deveres com todas as outras profissões a isto obriga.
Não existe fundamento lógico que justifique que os governantes não possam ser chamados à responsabilidade. Qualquer taxista, talhante, dentista ou educador é responsabilizado pelos seus actos.
Um julgamento público, devidamente transmitido pelos média, é suficiente para acabar com o assassinato da identidade nacional e conseguir o reestabelecimento imediato da soberania!
Qualquer um dos políticos responsabilizados devem ter direito de defesa e explicação do porquê das suas acções.
A justiça e a ordem pública têm de prevalecer!
Se as suas acções forem consideradas justificáveis perante o povo e a pátria, será absolvido.
Se as suas acções forem causadoras de endividamento da nação, do empobrecimento (espiritual ou monetário) do povo, terá que tentar indemnizar a nação e o povo. Caso não tenha bens suficientes para fazer face ao peso dos danos, terão que responder todas as pessoas, firmas ( incluindo os seus accionistas), ou instituições, que lucraram com as suas decisões e responder dentro dos montantes por eles indevidamente recebidos, para que se reponha o estado da Nação ao nível da data da sua tomada de posse.
Este julgamento terá, como consequência imediata, a dissuação do aparecimento de novos caçadores de fortunas fáceis na governação.
Isto, por sua vez, será a vassourada de limpeza ética que uma profissão (que devia ser merecedora de respeito) necessita urgentemente.
Quando o Dr. António de Oliveira Salazar assumiu a sua longa caminhada para tirar a pátria do endividamento estrangeiro e a criação de uma das mais fortes e respeitadas moedas então existentes, totalmente coberta por reserva de ouro, apenas pediu que lhe fosse pago o mesmo ordenado, que recebia, enquanto era professor da Universidade. Nunca aceitou mais um tostão. Nunca possuiu um grão de areia que fosse numa conta off-shore, nem desviou fortunas para familiares seus.
Um verdadeiro GOVERNANTE tem de ser RESPONSÁVEL pelas suas acções, como qualquer cidadão comum.
Já assim era no tempo de Viriato e no futuro terá de o ser de novo!

Rainer Daehnhardt

In revista Finis Mundi, nº1, págs. 209/211

O SÁBIO E A VIDA

Nunca esqueça que existem quatro coisas na vida que não se recuperam : 
 A pedra - depois de atirada;  
A palavra - depois de proferida;  
A ocasião - depois de perdida:  
O tempo - depois de passado
  UM. Dê mais às pessoas do que elas esperam, e faça-o com alegria.
 
  DOIS. Case com alguém com quem você goste de conversar.  
À medida em que vocês forem envelhecendo, seu talento para a conversa se tornará tão importante quanto os outros todos
 
  TRÊS.
  • Não acredite em tudo o que ouve:
  • Não gaste tudo o que tem;
  • Não durma tanto quanto gostaria.
 
  QUATRO. Quando disser 'eu te amo', seja sincero
 
  CINCO. Quando disser  
'sinto muito'  
olhe nos olhos da pessoa.  
 
  SEIS. Fique noivo pelo menos durante seis meses antes do casamento.
 
  SETE. Acredite no amor à primeira vista.
 
  OITO. Nunca ria dos sonhos dos outros.  
Quem não tem sonhos tem muito pouco.
 
  NOVE. Ame profundamente e com paixão.  
Você pode se ferir, mas é o único meio de viver uma vida completa.
 
  DEZ. Quando se desentender, lute limpo. Por favor, nada de insultos.
 
  ONZE. Não julgue ninguém pelos seus parentes.
 
  DOZE. Fale devagar mas pense depressa.
 
  TREZE. Quando lhe fizerem uma pergunta a que não quer responder, sorria e pergunte; 'Porque deseja saber?'
 
  QUATORZE. Lembre-se que grandes amores e grandes realizações envolvem grandes riscos.
 
  QUINZE.
 Diga 'saúde' quando alguém espirrar.
  DEZESSEIS.
 Quando você perder, não perca a lição.
  DEZESSETE.
 Recorde-se dos três 'R':  

* Respeito por si mesmo,  
* Respeito pelos outros,  
* Responsabilidade pelos seus atos.
  DEZOITO. Não deixe uma pequena disputa afetar uma grande amizade.
 
  DEZENOVE. Quando notar que cometeu um engano, tome providências imediatas para corrigí-lo.
 
  VINTE. Sorria quando atender o telefone.  
Quem chama vai percebe-lo na sua voz.
 
  

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O ALCOOL E A AGUA NO CORPO HUMANO


Sabiam?

Você vai a um bar e bebe uma cerveja. Bebe a segunda, a terceira, e assim por diante.
O seu estômago manda uma mensagem ao seu cérebro, dizendo: "Espera aí... o gajo está a beber muito líquido, já estou cheio!!!"
O seu estômago e cérebro não distinguem que tipo de líquido está a ser ingerido, sabem apenas que "é líquido".
Quando o cérebro recebe esta mensagem, diz: "Eh lá, o gajo está marado!!!" E manda a seguinte mensagem para os rins: "Meu, filtra o máximo de sangue que puderes, porque o gajo está marado e está a beber muito líquido! Vamos deitar isso tudo p'ra fora" e o RIM começa a fazer horas extra... Filtra muito sangue e enche-se rapidamente.
Então, vem a primeira corrida à casa de banho. Se reparar, este 1º xixi tem a cor normal, isto é, é meio amarelado, porque além de água, vêm as impurezas do sangue.
O RIM aliviou a vida do estômago, mas você continua a beber e o estômago manda outra mensagem ao CÉREBRO: "Meu, ele não pára! Socorro!!!" e o CÉREBRO envia outra mensagem ao RIM: "Meu amigo, vê a filtragem!!!"
O RIM começa a filtrar como um doido, só que agora, o que ele expulsa não é álcool! O que envia para a bexiga, é só ÁGUA, o líquido precioso do corpo!!! É por isso que as mijadas seguintes são transparentes: porque é água! E quanto mais se continua a beber, mais o organismo deita água para fora e o teor de álcool no organismo aumenta e você vai ficando cada vez mais "passado".
Chega uma altura em que você está com um teor alcoólico tão alto, que o seu CÉREBRO fá-lo "desligar". É então que se desmaia ou adormece...
Ele faz isto porque pensa: "O gajo está a querer matar-se, está a meter veneno no corpo... vou pôr este doido a dormir, para ver se assim ele pára de beber e nós tentamos expulsar o álcool do corpo dele."
Enquanto você está apagado, o CÉREBRO dá a seguinte ordem ao sangue:
"É pá, já pus o gajo a dormir! Agora, temos que tirar o veneno do corpo dele. O meu plano é o seguinte: como estamos com o nível de água muito baixo, vamos passar por todos os órgãos e tirar a água deles, e assim, conseguimos deitar fora este veneno."
O SANGUE é como se fosse o rapaz dos recados do corpo. E como um bom rapaz dos recados, obedece às ordens direitinho, e por isso, começa a tirar água de todos os órgãos. Como o CÉREBRO é constituído por 75% de água, é quem mais sofre com esta "ordem", e daqui vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca...
Sei que na altura nem pensamos nisto, mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo de água, porque à medida que fazem xixi, vão repondo a água.

Sabia que...
...tomar água na hora correcta maximiza os cuidados no corpo humano?

2 copos de água depois de acordar ajuda a activar os órgãos internos.
1 copo de água 30 minutos antes de comer ajuda na digestão.
1 copo de água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
1 copo de água antes de ir dormir evita ataques do coração.


Passe esta mensagem para as pessoas de que gosta...

 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MAQUINAS CASEIRAS PARA RECICLAR PLASTICO


Salvando a natureza!        
 
 Olhem os japoneses!
Incrível!!!
 
    Pelo inusitado da notícia - que não foi divulgada por nenhum grande meio de comunicação, dada a importância da mesma no contexto atual , repasso a vocês. Vejam o filminho, vale a pena.
 
    Sendo o plástico, derivado de petróleo, agora podemos inverter! Uma máquina para processar plástico, podendo ser separado em gasolina, óleo diesel ou querosene.
    As sacolinhas plásticas de supermercado vão valer ouro...
    Plástico regressa ao petróleo de onde veio.
    Trata-se de um engenho e perseverança japonesa.
    Ainda bem que há sempre alguém que consegue inventar algo que ajuda a reparar o que estragamos...
    O som é todo em japonês. Basta assistir lendo as legendas em inglês. Mesmo para quem não entende japonês ou inglês,
    vale a pena assistir.
 
                                
 

A máquina produzida em vários tamanhos, para usos industriais e em casa, pode facilmente transformar um quilo de resíduos de plástico em um litro de óleo, utilizando cerca de 1 kW · h de eletricidade, mas sem emitir CO2 no processo. A máquina usa um controle de temperatura do aquecedor elétrico ao invés de chamas, processamento de qualquer coisa, de polietileno ou poliestireno para polipropileno (números 2-4). Comentário: 1 kg de plástico produz um litro de óleo, que custa R $ 1,50. Este processo utiliza apenas cerca de 1 kW · h de energia elétrica, que custa menos de 20 centavos!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

GERAÇÃO À RASCA



Da autoria duma jovem de 61 anos (isso mesmo!)... 

«Geração à rasca foi a minha. Foi uma geração que viveu num país vazio de gente por causa da emigração e da guerra colonial, onde era proibido ser diferente ou pensar que todos deveriam ter acesso à saúde, ao ensino e à segurança social.

Uma Geração de opiniões censuradas a lápis azul. De mulheres com poucos direitos, mas de homens cheios deles. De grávidas sem assistência e de crianças analfabetas. A mortalidade infantil era de 44,9%. Hoje é de 3,6%.

Que viveu numa terra em que o casamento era para toda a vida, o divórcio proibido, as uniões de facto eram pecado e filhos sem casar uma desonra.
Hoje, o conceito de família mudou. Há casados, recasados, em união de facto, casais homossexuais, monoparentais, sem filhos por opção, mães solteiras porque sim, pais biológicos, etc.

A mulher era, perante a lei, inferior. A sociedade subjugava-a ao marido, o chefe de família, que tinha o direito de não autorizar a sua saída do país e que podia, sem permissão, ler-lhe a correspondência.

Os televisores daquele tempo eram a preto e branco, uns autênticos caixotes, em que se colocava um filtro colorido, no sentido de obter melhores imagens, mas apenas se conseguia transformar os locutores em "Zombies" desfocados. 

Hoje, existem plasmas, LCD ou Tv com LEDs, que custam uma pipa de massa.

Na rádio ouviam-se apenas 3 estações, a oficial Emissora Nacional, a católica Rádio Renascença e o inovador Rádio Clube Português. Não tínhamos os Gato Fedorento, só ouvíamos Os Parodiantes de Lisboa, os humoristas da época.

Havia serões para trabalhadores todos os sábados, na Emissora Nacional, agora há o Toni Carreira e o filho que enchem pavilhões quase todos os meses. A Lady Gaga vem cantar a Portugal e o Pavilhão Atlântico fica a abarrotar. Os U2, deram um concerto em Coimbra em 2010, e UM ANO antes os bilhetes esgotaram.

As Docas eram para estivadores, e o Cais do Sodré para marujos. Hoje são para o JET 7, que consome diariamente grandes quantidades de bebidas, e não só...

O Bairro Alto, era para a malta ir às meninas, e para os boémios. Éramos a geração das tascas, do vinho tinto, das casas do fado e das boites de fama duvidosa. Discotecas eram lojas que vendiam discos, como a Valentim de Carvalho, a Vadeca ou a Sasseti.

As Redes Sociais chamavam-se Aerogramas, cartas que na nossa juventude enviávamos lá da guerra aos pais, noivas, namoradas, madrinhas de guerra, ou amigos que estavam por cá.

Agora vivem na Internet, da socialização do Facebook, de SMS e E-Mails cheios de "k" e vazios de conteúdo.

As viagens Low-Cost na nossa Geração eram feitas em Fiat 600, ou então nas viagens para as antigas colónias para combater o "inimigo".

Quem não se lembra dos celebres Niassa, do Timor, do Quanza, do Índia entre outros, tenebrosos navios em que, quando embarcávamos, só tínhamos uma certeza... ...a viagem de ida.

Quer a viagem fosse para Angola, Moçambique ou Guiné, esses eram os nossos cruzeiros.
Ginásios? Só nas coletividades. Os SPAS chamavam-se Termas e só serviam doentes.

Coca-Cola e Pepsi, eram proibidas, o "Botas", como era conhecido o Salazar, não nos deixava beber esses líquidos. Bebíamos, laranjada, gasosa e pirolito. 

Recordo que na minha geração o País, tal como as fotografias, era a preto e branco.
A minha geração sim, viveu à rasca. Quantas vezes o meu almoço era uma peça de fruta (quando havia), e a sopa que davam na escola. E, ao jantar, uma lata de conserva com umas batatas cozidas, dava para 5 pessoas. 

Na escola, quando terminei o 7ºano do Liceu, recebi um beijo dos meus pais, o que me agradou imenso, pois não tinham mais nada para me dar. Hoje vão comemorar os fins dos cursos, para fora do país, em grupos organizados, para comemorar, tudo pago pelos paizinhos.

Têm brutos carros, Ipad's, Iphones, PC's, .... E tudo em quantidade. Pago pela geração que hoje tem a culpa de tudo!!!
Tiram cursos só para ter diploma. Só querem trabalhar começando por cima. 
Afinal qual é a geração à rasca...???

domingo, 7 de agosto de 2011

A TURMA DOS CABELOS BRANCOS



"O destino escolhe quem vamos encontrar na vida.
As atitudes definem quem fica."

RESPOSTA OPORTUNA E INTELIGENTE.
QUE SIRVA DE LIÇÃO AOS JOVENS ARROGANTES

Essa é uma homenagem à turma de cabelos brancos.
Um jovem muito arrogante, que estava assistindo a
um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, porque era impossível a alguém da velha geração entender esta geração.

"Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo
quase primitivo!", o estudante disse alto e claro de modo
que todos em volta pudessem ouvi-lo.

"Nós, os jovens de hoje, crescemos com Internet ,
celular , televisão, aviões a jato, viagens espaciais,
homens caminhando na Lua, nossas espaçonaves tendo visitado Marte.
Nós temos energia nuclear, carros elétricos e a
hidrogênio, computadores com grande capacidade de
processamento e ....," - fez uma pausa para tomar outro gole
de cerveja.

O senhor se aproveitou do intervalo do gole para
interromper a liturgia do estudante em sua ladainha e
disse:

- Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando éramos jovens porque estávamos ocupados em inventá-las.
E você, um inutil da sociedade e  arrogante dos dias de hoje, o que está fazendo para a proxima geração?





terça-feira, 2 de agosto de 2011

A DIFERENÇA ENTRE O "CORRETO" E O "JUSTO"

A diferença entre o CORRETO e o JUSTO

Coincidentemente, dois juízes encontram-se no estacionamento de um motel e, constrangidos, reparam que cada um está com a mulher do outro.

Após alguns instantes silentes e de 'saia justa', mas mantendo-se a compostura própria de magistrados, em tom solene e respeitoso um diz ao outro:

- Nobre colega, inobstante este fortuito imprevisível, sugiro que desconsideremos o ocorrido, crendo eu que o CORRETO seria que a minha mulher venha comigo, no meu carro, e a sua mulher volte com Vossa Excelência no seu.

Ao que o outro responde:
Concordo plenamente, nobre colega, que isso seria o CORRETO, sim... No entanto, não seria JUSTO, levando-se em consideração que vocês estão saindo e nós estamos entrando...

BENZENO DENTRO DOS CARROS - UM PERIGO SERIO PARA A SAUDE

Um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas pode
conter de 400-800 mg. de Benzeno. Se esta no sol a uma temperatura superior
a 16º C., o nivel de Benzeno subirá a 2000-4000 mg, 40 vezes mais o nivel
aceitavel...

A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas
inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta
toxina.

O Benzeno é uma toxina que afeta o rim e o figado. E o que é pior, é
extremamente dificil para o organismo expulsar esta substancia tóxica.

Ar condicionado ou ar simples dos Automóveis

O manual do condutor indica que antes de ligar o ar condicionado,
deve-se primeiramente abrir as janelas e deixá-las assim por um tempo de
dois minutos, porém não especificam "o porque", só deixam entender que é
para seu "melhor funcionamento".

Aquí vem a razão médica:

De acordo com um estudo realizado, o ar refrescane antes de sair
frio, manda todo o ar do plástico quente o qual libera Benzeno, que causa
cancer (leva-se um tempo para dar se conta do odor do plastico quente no
carro). Por isto é a importancia de manter os vidros abertos uns minutos.

"Por favor não ligar o ar condicionado ou simplemente o ar, imediatamente
ao
se entrar no carro.
Primeiramente deve-se abrir as janelas e depois de um momento, ligar
o ar e manter as janelas abertas até uns minutos.

Além de causar cáncer, o Benzeno envenena os ossos, causa anemia
e reduz as células brancas do sangue.

Uma exposição prolongada pode causar Leucemia, incrementando o risco
de cancer.
Também pode causar um aborto. O nivel apropriado de Benzeno em
lugares fechados é de 50 mg/929 cm2.

OS PALESTINOS OU ISRAELITAS - QUEM CHEGOU PRIMEIRO


DIPLOMACIA IMPECAVEL E IMPLACAVEL


Um engenhoso exemplo de oratória e política, ocorrido recentemente na ONU, fez sorrir a comunidade mundial lá presente:
O representante de Israel na ONU: 

-"Antes de começar meu discurso queria contar-lhes algo sobre Moisés (todos curiosos...): Quando Moisés golpeou a rocha e dela saiu água, pensou 'que boa oportunidade para tomar um banho'. Tirou a roupa, a deixou junto a pedra e entrou na água. 
Quando acabou de banhar-se e quis vestir-se, a roupa tinha sumido! 
Os palestinos tinham-na roubado!!"

O representante da Palestina levantou-se furioso e bradou: 
-"Que bobagem, nem haviam Palestinos naquela época!!!"

O representante de Israel sorriu e disse: 
-"Muito bem, e agora que ficou claro quem chegou primeiro a este território e quem foram os invasores, posso começar meu discurso..."